Terceirização de processos administrativos e financeiros

Você já pensou na terceirização do financeiro da sua empresa?
 

O que é a terceirização do setor financeiro

Fazer a terceirização do financeiro é delegar todas as tarefas dessa área da empresa a uma prestadora que as assumirá, deixando o empresário e seus sócios livres para focarem no negócio.

Funciona de forma parecida à terceirização contábil, quando a empresa confia toda a área a um escritório contábil. Então, a cargo dos responsáveis por ela ficam apenas a análise dos dados finais junto ao contador e o repasse de informações para que as tarefas sejam feitas.

 

Na prática, a terceirização passa pelas seguintes etapas:

 

Análise de processos

A empresa que terceiriza tem seus procedimentos e fluxo de trabalho financeiro e administrativo analisados pela prestadora, que precisa estar a par do funcionamento do negócio. Com isso, além de avaliar e dar início às atividades, ela pode sugerir mudanças e melhorias e aplicar correções.

 

Entrega de relatórios e ferramentas de gestão

Periodicamente, geralmente a cada mês, enquanto o passo acima segue, a prestadora do serviço entrega relatórios do que ocorre com as finanças e ferramentas que auxiliam a tomada de decisões. Essas informações são necessárias para que o responsável visualize o andamento da gestão financeira, acompanhe o trabalho da terceirizada e analise resultados.

 

Quais rotinas administrativas são compreendidas pela terceirização

Um dos principais pontos positivos da terceirização do departamento financeiro é que ela pode ser aliada à contabilidade da empresa, o que se chama de gestão financeira integrada. Nesse processo ambas as áreas trocam informações mais facilmente e todas as tarefas são gerenciadas e terceirizadas em conjunto.

Controle de contas a pagar e receber;

Gestão de contratos;

Envio de cobranças;

Conciliação bancária;

Elaboração de relatórios financeiros;

Elaboração de relatórios e demonstrações contábeis.

 

Quais são os benefícios de terceirizar o financeiro

O empresário mantém o foco na empresa

Esse é o primeiro benefício lembrado quando se fala em terceirizar as tarefas porque é o mais importante, motivo pelo qual estamos citando-o em primeiro lugar.

 

A empresa reduz custos

Terceirizar a contabilidade e as finanças de forma integrada custa menos do que contratar um funcionário ou até mais, cobrir todos os custos mensais trabalhistas e ainda as verbas rescisórias em caso de demissão desses empregados.

 

A qualidade das informações aumenta

Como dissemos, uma das funções de uma prestadora desse serviço é assessorar a gestão financeira do cliente, além da execução de tarefas e da entrega de documentos. Isso significa que o negócio pode contar com a expertise contábil e de gestão empregada nos relatórios recebidos, na leitura deles e na assessoria.

 

A estrutura organizacional e estratégica melhora

Um dos objetivos das empresas que terceirizam o financeiro é justamente tê-lo mais organizado. Consequentemente, isso qualifica as projeções de caixa, a avaliação das despesas e as análises para decisões de investimentos, entre outras ações analíticas.

Quanto à visão estratégica das finanças, não se limita a ver entradas e saídas e o quanto sobra. Ela é mais ampla, compreendendo lançamentos futuros, desempenho da empresa, lucratividade histórica e periódica e demais fatores.

Eles precisam ser vistos de forma estratégica antes que o empresário decida, por exemplo, por fazer uma retirada, adiantar um pagamento ou investir parte de valor obtido em caixa.